4º Vídeo do Curso de PNL Grátis sobre Programação de Neurolinguagem

Neste vídeo você vai começar a aprender Programação de Neurolinguagem, dando continuidade ao curso de PNL grátis desenvolvido por Rafael Rueda Muhlmann do Canal Seja Brilhante, e aos poucos permitindo que você passe a aumentar sua capacidade mental e cognitiva.

Conforme Rafael Rueda Muhlmann explica, a PNL permite compreender melhor nosso funcionamento interno, identificar nossos modelos mentais, para que possamos questioná-los, refletir sobre os mesmos e se é preciso ressignificá-los.

https://youtu.be/4x1QLorOC94
Clique na imagem acima e assista o 4º Vídeo do Curso de PNL Grátis 

É justamente a possibilidade de ressignificar nossos modelos mentais o que influenciou o surgimento do nome “programação”, pois a PNL sugere que a partir das nossas histórias, experiências, valores, somos programados a ter determinadas crenças e modelos mentais que impactam diretamente o nosso comportamento. Da mesma forma, que a partir de técnicas e ferramentas podemos “reprogramar” a nossa estrutura interna com foco nos resultados que queremos alcançar.

Se pararmos para refletir, todos nós temos histórias de vida, interesses, valores, crenças e motivações completamente diferentes, o que faz com que tenhamos percepções do mundo diferentes. Isso faz com que pessoas vejam as situações de formas distintas e, consequentemente, também reajam de outras maneiras, o que pode interferir diretamente no relacionamento interpessoal.

A realidade externa de um evento é igual para todos, e recebemos as  informações através dos nossos canais sensoriais (NEURO), que passam por filtros (PROGRAMAÇÃO) e formam uma representação interna para a pessoa. Essa representação interna gera um estado na pessoa, ou seja, leva a diferentes emoções que acabam interferindo na fisiologia e também nos comportamentos, nas ações dessa pessoa, tanto aspecto verbal quanto não verbal (LINGUISTICA).

A grande questão está vinculada aos filtros utilizados, pois estes são diferentes para cada pessoa. É comum uma pessoa, ao processar as informações, omitir alguma parte ou logo já generalizar a informação, podendo até distorcê-la, baseado em seus valores, crenças e histórico de vida. Então, ao observar a reação ou o comportamento de uma pessoa frente à determinada situação, é importante termos claro que esta pessoa tem uma mapa de mundo diferente do nosso. E para ajudá-la no seu desenvolvimento devemos primeiramente compreender o “mapa” que ela utiliza.

Todos os padrões internos e externos que os pesquisadores identificaram nas pessoas que alcançam os resultados que desejam em suas vidas foram transformados em modelos, ferramentas e técnicas que hoje são ensinados nos cursos de PNL.

Aproveite este quarto vídeo do Curso de PNL Grátis desenvolvido por Rafael Rueda Muhlmann para aprender Programação de Neurolinguagem.

Comentários